Dia da mulher

Como Jornalista e defensora dos direitos femininos sempre, hoje o espaço será cedido para um post mais que especial, afinal é Dia Internacional da Mulher! Parabéns a todas as mulheres do planeta! Impossível falar desse dia sem contar o porquê ele existe né? É muito fácil parabenizá-las sem nem saber ao certo por que. Então não tenha preguicinha e leia =D

 O Dia Internacional da Mulher (8 de Março) é uma ocasião marcada por grupos de mulheres ao redor do mundo! Esta data também é comemorada nas Nações Unidas e é designado em muitos países como feriado nacional! Apoio a ideia de que hoje deveria ser feriado!!!

 

 Nesse dia mulheres de todos os continentes, muitas vezes divididas por fronteiras nacionais e diferenças étnicas, lingüísticas, culturais, econômicas e políticas, se reúnem para celebrar o seu dia, elas podem olhar para trás de uma tradição que representa no mínimo nove décadas de luta pela igualdade, justiça , a paz e o desenvolvimento.

 

 

Na Grécia antiga, Lisístrata (uma admirável mulher) iniciou uma greve sexual contra os homens, a fim de acabarem com a guerra, durante a Revolução Francesa, as mulheres parisienses clamando por “liberdade, igualdade e fraternidade, marcharam sobre Versailles reivindicando o sufrágio feminino.

 A idéia de um Dia Internacional da Mulher surgiu pela primeira vez na virada do século, período em que o mundo industrializado passava por uma fase de expansão, turbulência, crescimento populacional em expansão e ideologias radicais.

 

 1910

The Socialist International, reunidos em Copenhagen, estabeleceu o Dia da Mulher, em caráter internacional para homenagear o movimento pelos direitos das mulheres e ajudar na conquista do voto universal para as mulheres. A proposta foi recebida com aprovação por unanimidade pela conferência de mais de 100 mulheres de 17 países, que incluiu as três primeiras mulheres eleitas para o parlamento finlandês. Não foi estabelecida uma data para o cumprimento.

1911

Como resultado da decisão tomada em Copenhagen no ano anterior (1910), o Dia Internacional da Mulher foi marcado pela primeira vez (19 de Março), na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, onde mais de um milhão de mulheres e homens participaram de manifestações. Além do direito de votar e de ocupar cargos públicos elas exigiam o direito ao trabalho, à formação profissional e para o fim da discriminação no trabalho.

 1917

Com 2 milhões de soldados russos mortos na guerra, as mulheres Russas novamente escolheram o último domingo de fevereiro à greve de “pão e paz “. Líderes políticos se opuseram ao movimento, mas as mulheres não se renderam e foram do mesmo jeito. Quatro dias depois o Czar foi forçado a abdicar e o governo provisório garantiu às mulheres o direito de voto. Aquele domingo histórico caiu em 23 de fevereiro no calendário juliano então em uso na Rússia, mas em 08 de março no calendário gregoriano em uso em outro lugar.

 

 

A Carta das Nações Unidas, assinada em San Francisco em 1945, foi o primeiro acordo internacional para proclamar a igualdade de gênero como um direito humano fundamental. Desde então, a organização ajudou a criar um legado histórico de estratégias acordadas internacionalmente, normas, programas e metas para melhorar o status das mulheres no mundo.

 Hoje, nas Nações Unidas o principio é que nenhuma solução duradoura para a sociedade e o mais ameaçadores problemas sociais, econômicos e políticos podem ser resolvidos sem a plena participação e a capacitação completa das mulheres do mundo! Essas infomações eu retirei do site da United Nations, New York, NY

 

Agora sim, você conhece um pedacinho da nossa história e já pode parabenizar as mulheres próximas ou não pelo Dia Internacional da Mulher!!! Sinta-se beijada e abraçada por mim : –)))

 

Fotos: Banco de imagens Corbis

Obs: Peço desculpas por qualquer erro de grafia, sinta-se a vontade para corrigir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Deixe um comentário