10 dicas para não errar no casamento na praia

Está aberta oficialmente a temporada de casamentos na praia. O romantismo da primavera e o clima quente e efervescente do verão oferecem diversas vantagens para as noivas que desejam realizar um casamento simples ou luxuoso e elegante.

As vantagens de se casar à beira-mar vão além de um belo cenário, nestes casamentos as tradicionais 8 horas de comemoração presentes nos espaços de eventos das grandes cidades dão lugar a 72 horas de programação para unir os amigos e as famílias dos noivos antes, durante e depois da cerimônia.

Além disso, engana-se que pensa que casamentos na praia são mais caros do que um casamento realizado nas capitais. Entretanto, as inúmeras vantagens destes casamentos se digladiam com erros comuns encontrados na organização deste evento.

01. Escolha o espaço com cuidado. A partir do número de convidados, encontre um lugar que ofereça estrutura para receber os fornecedores, ofereça um plano B caso o tempo não colabore mande aquela garoa inesperada. Fique alerta com relação aos espaços que são lindos na internet e sem estrutura quando visitados pessoalmente.

02. A localização determina o sucesso de seu casamento. Seus convidados terão que pegar estrada ou avião para chegar ao seu casamento, portanto escolha um hotel que seja de fácil acesso e próximo de farmácias, salões de beleza e hospitais, por exemplo. Além disso, evite marcar o casamento durante feriados ou férias, pois são nestes períodos que a ocupação das praias é maior e o fluxo rodoviário mais pesado, você não vai querer que seus convidados fiquem horas na estrada.

03. Atente-se para a temperatura e horário da cerimônia. O clima litorâneo é sempre mais ameno, porém é muito importante a escolha do mês que pretende realizar o tão sonhado dia para que esteja com a temperatura que lhe agrade. O horário da cerimônia é super importante, os noivos não vão querer perder um belo pôr do sol como testemunha. Por ser um casamento ao ar livre, veja com cuidado as condições meteorológicas. Alguns sites e aplicativos para smartphones ajudam as noivas nesta missão como é o caso do Golden Hour que revela a posição do sol.

04. Viva a experiência do Dia da Noiva. Toda noiva sonha com momentos especiais para seu “grande dia”, no caso dos casamentos pé na areia, a empresa de beleza pode ir até o hotel e os profissionais cuidarão de seu visual na própria suíte.

05. Monte um blog ou site sobre seu casamento. Nos dias de hoje esta tendência torna-se cada vez mais forte em qualquer tipo de casamento, afinal de contas, quem não quer dividir com seus convidados sua experiência como noiva? Crie um blog ou site simples e poste novidades sobre a preparação do casamento. Além de animar os convidados, você pode dar dicas para eles do que usar, o que levar e o que esperar da cerimônia, mapas para chegarem ao local, precisão meteorológica, atividades que vão participar. Conte sobre o espaço ou hotel reservado, sobre a história de vocês, sobre e escolha dos fornecedores e sobre como será especial este momento.

06. Organize um roteiro para seus convidados. Junto com a assessora do casamento a noiva precisa organizar cuidadosamente um roteiro para seus convidados, afinal de contas, a comemoração terá 72 horas. Esta programação é de extrema importância já que ela vai socializar as famílias dos noivos (que muitas não se conhecem) e ambientar os amigos de ambos os lados. Uma opção é receber os convidados na sexta-feira com welcome drink, em um luau com uma decoração intimista, monitore a extensão deste evento prévio para que seus convidados não “queimem a largada” neste momento e fiquem de ressaca no grande dia, atividades recreativas como vôlei das famílias, futebol dos padrinhos e passeio curtos aquáticos antes do casamento e um brunch na praia no domingo, são as opções mais desejadas.

07. Contrate uma assessora de casamentos. Essencial para não dizer fundamental. Essas profissionais vão ajudar os noivos com todos os preparativos e auxiliá-los a fazer escolhas seguras. As assessoras possuem negociações especiais com os fornecedores e podem economizar pela noiva, então não encare a assessoria como um gasto e sim como um investimento. Escolher a cor da decoração, degustar os docinhos e comidinhas é muito bom, mas contratar gerador, planilhar, ler os contratos, gerenciar os fornecedores além de chato, é necessário ter a atenção de um profissional.

08. Ajude os convidados com o traje. Se a temperatura influência diretamente na escolha do look, as noivas devem auxiliar os convidados na escolha do traje adequado e até indicar no convite de casamento o que devem usar. Tecidos leves, cores claras e alegres são boas opções para os convidados e a noiva pode apostar em rendas, decotes (frontal e nas costas), sedas e bordados.

09. Cardápio leve e de qualidade é a melhor escolha. Tome muito cuidado com o serviço de buffet contratado. A maresia apressa o tempo de vida da qualidade dos alimentos, então opte por um buffet tradicional e de qualidade, que ofereça pratos leves. Hoje existem várias opções de buffets e isso dependerá muito do gosto dos noivos. Se o hotel ou espaço em que vai realizar o casamento possui este serviço, vale a pena fazer a degustação e fechar tudo com o mesmo fornecedor. Você economizará no bolso e também na preocupação. O formato também é bem pessoal, porém é preciso atentar-se, pois o serviço franco-americano, por exemplo, garante mais mobilidade ao evento e aos convidados do que o famoso empratado. Quando se trata de bebidas, tem uma experiência mais gostosa que saborear um delicioso cleriquot olhando para o mar? Bebidas como o vinho branco, espumantes e a famosa champagne combinam muito bem com a ocasião. Porém tem lugar também para um bar de caipirinhas. Durante a chegada dos convidados, antes da cerimônia aposte em águas aromatizadas, muito refrescantes e cool!

10. Aposte em mimos e lembrancinhas. No caso das lembrancinhas na praia existem inúmeras ideias bacanas, desde o tradicional leque, passando por biquínis e protetores solares customizados e squeezes. Que tal deixar uma lembrancinha nos quartos dos convidados? Uma nécessaire seria de bom gosto.

 

Dicas da consultora de casamentos na praia e criadora do site Casamento Pé na Areia, Roberta Cutlak. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
Uma Resposta to “10 dicas para não errar no casamento na praia”
  1. Marcelo disse:

    Por favor, gostaria de umas dicas de vestimento. Vou casar a tarde e meu casamento será na fazenda, não usarei
    terno e não usarei sapatos! me mande fotos se possivel de camisas e calças que deverei usar!!!!
    obrigado

    [Reply]

Deixe um comentário